O Plano Sequência do Cinema Anapolino. Ação. O filme poderia se chamar "A galinha dos ovos de ouro"


O Plano Sequência do Cinema Anapolino. Ação.
O filme poderia se chamar "A galinha dos ovos de ouro"

São mais de 2 milhões de reais destinados ao audiovisual em Anápolis, dos quais 1 milhão e quinhentos e vinte e sete mil para a produção de filmes, curtas, médias e longas metragens. 
Uma primeira reunião com pessoas ligadas ao audiovisual  na cidade elaborou-se um plano que desenhou a aplicação da referida verba, descrito em planilhas pela Diretora de Cultura Nabyla Carneiro, da Secretaria Municipal de Integração, para apresentação na Oitiva ONDE A ANTA BEBE ÁGUA? do último dia 29 de maio. 
Assim foi exposto:

DADOS DA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO APRESENTADA NA OITIVA LPG ANÁPOLIS GO

Cota para Produção Audiovisual
Totalizando R$ 1.527.000,00

Produção de filme de curta-metragem
6 cotas no valor unitário de R$ 127.000,00 (127 mil reais) 
Totalizando R$ 762.000,00 (762 mil reais)

Produção de filme de curta-metragem para diretores iniciantes
4 cotas no valor unitário de R$ 40.000,00 (40 mil reais) 
Totalizando R$ 160.000,00 (160 mil reais)

Produção de Web série  
2 cotas no valor unitário de R$ 80.000,00 (80 mil reais) 
Totalizando R$160.000,00 (160 mil reais) 

Produção de roteiro de longa metragem 
3 cotas no valor unitário de R$ 65.000,00 (65 mil reais) 
Totalizando R$195.000,00 (195 mil reais)
 
Produção de Piloto de série de TV 
1 cota no valor unitário de R$ 250.000,00 (250 mil reais)
Totalizando R$ 250.000,00 (250 mil reais)


Cota para Formação e Cineclubes
Totalizando R$ 259.191,00

1 cota no valor unitário de R$ 100.000,00 (100 mil reais) para Formação Público Alvo Profissional
Totalizando R$ 100.000,00 (100 mil reais)

2 cotas no valor unitário de R$ 50.000,00 (50 mil reais) para Formação Público Alvo Iniciante/Intermediário
Totalizando R$ 100.000,00 (100 mil reais)

1 cota no valor unitário de R$ 50.000,00 (50 mil reais) para Cineclube
Totalizando R$ 59.191,00 (59 mil e 191 reais)


Cota para sala de cinema e Adequação de espaço
Totalizando R$ 356.000,00

1 cota no valor unitário de R$ 160.000,00 (160 mil reais) para  Adequação sala de cinema 
Totalizando R$ 160.000,00 (160 mil reais)

3 cotas no valor unitário de R$ 14.000,00 (14 mil reais) para Pareceristas
Totalizando R$ 36.000,00 (36 mil reais)


1 cota no valor unitário de R$ 160.000,00 (160 mil reais) para Cinema itinerante  
Totalizando R$ 160.000,00 (160 mil reais)

No caráter emergencial da Lei Paulo Gustavo, está claro que a prioridade é o socorro ao trabalhador do mercado audiovisual penalizado em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. 
Nesse sentido, soa destoante  o ítem produção de roteiro de longa metragem apresentado na planilha, destinando 3 cotas de 65 mil reais que totalizam 195 mil reais para apenas 3 pessoas, enquanto uma cota de produção de filme curta-metragem para diretores iniciantes tem o valor unitário de R$ 40.000,00 (40 mil reais) para pagar toda a equipe, enxuta no caso, que inclui além do próprio diretor, o diretor de fotografia, diretor de arte,  roteirista, produtor, cenógrafo, figurinista, maquiador e assistentes. Na realidade emergencial que a Lei Paulo Gustavo procura atender, questiona-se pagar 65 mil reais para uma só pessoa produzir um roteiro que não terá garantia de ser filmado, somada a realidade atual em que chats de Inteligência Artificial fornecem roteiros completos ao alcance de um click.      E fica levantada outra questão que precisa ser considerada: Um filme curta metragem, de diretor iniciante ou não, demanda os mesmos profissionais e custos de mercado, não tendo sentido que o orçamento destinado ao iniciante seja um terço do orçamento destinado a produção de um curta dito "normal" orçado em 123 mil reais.
 
Os 195 mil reais deste item serão recursos fundamentais na realização concreta de produções audiovisuais com uma grande diversidade de postos de trabalho. E irá também atender a demanda do segmento de Jogos Eletrônicos, que pressionou e inseriu o formato na Cota de Produção Audiovisual  durante a regulamentação da Lei Paulo Gustavo.               Em Anápolis, um grande número de jovens talentos são exímios operadores da computação gráfica na confecção de personagens e roteiro de jogos, tendo até uma escola que os acolhe com cursos de aperfeiçoamento. A IMUGI Educação e Tecnologia é um espaço de convivência destes talentos. Lucas Fernandes e Rodrigo Ribeiro são dois gamers que se encontraram no espaço da IMUGI.
Denominar de web séries ou piloto de série de TV, formatos que terão os mesmos custos de toda e qualquer produção audiovisual, reforçam a proposição de que para a realidade de Anápolis, o mais prático  é dividir meio a meio a Cota Audiovisual de R$ 1.527.000,00 entre Curta-Metragens e Média-Metragens, abrindo uma cota para Jogos Eletronicos.

Produção de filme de curta-metragem
7 cotas , 2 para iniciantes, no valor unitário de R$ 130.000,00 
(130 mil reais) 
Totalizando R$ 910.000,00 (910 mil reais)

Produção de filme média-metragem
2 cotas no valor unitário de R$ 276.000,00 (276 mil reais) 
Totalizando R$ 552.000,00 (552 mil reais) 

Produção de Jogos Eletronicos
1 cota no valor unitário de R$ 65.000,00 (65 mil reais) 
Totalizando R$ 65.000,00 (65 mil reais) 

Segundo a Instrução Normativa da ANCINE de 2010, que regulamenta a elaboração, a apresentação e o acompanhamento de projetos de obras audiovisuais brasileiras de produção independente, pontua:

X. duração da obra: tempo de exibição ou veiculação de uma obra audiovisual não-seriada, podendo ser classificada em:
a) curta-metragem: aquela cuja duração é igual ou inferior a quinze minutos;
b) média-metragem: aquela cuja duração é superior a quinze minutos e igual ou inferior a setenta minutos;
c) longa-metragem: aquela cuja duração é superior a setenta minutos.

As duas cotas de Formação que totalizam 200 mil reais mais a de Cinema itinerante com 180 mil reais e mesmo a de cineclubes e salas de Cinema, podem dialogar na perspectiva da Economia Solidária e da Lei Cultura Viva dos Pontos de Cultura com o Inciso das outras linguagens artísticas como Teatro, Artes Plásticas, Literatura, Artesanato e Música.       -          

-É urgente  concretizar no Plano de Ação  a ser registrado no TransfereGov. pelo município, a proposta de trazer para junto do audiovisual o pessoal da música, do teatro e dos outros segmentos artísticos em geral, diz Sérgio Inocêncio da Yabura Filmes. Além de tornar eficaz o termo de Economia Solidária,  é uma via de mão dupla onde todos são beneficiados. Os artistas anapolinos podem trabalhar em sua função e contribuir de forma significativa na produção do audiovisual. Vai causar um impacto social e econômico no setor cultural em nossa cidade!

Também na perspectiva da Economia Solidária, a Artista Plástica Zeneide Lucena, da ACAA - Associação Cultural e Artística de Anápolis relembra a atuação da entidade na Vida Cultural do estado e da cidade.        

- Já produzimos duas edições do Festival de Cinema de Anápolis. E agora com a Lei Paulo Gustavo,  vamos aproveitar nossa experiência em formação  e utilizar nossa estrutura em oficinas e cursos de qualificação da mão de obra para a cadeia produtiva do audiovisual.       

A ACAA, que também administra o Ponto de Cultura Fios da Memória, vem produzindo em parceria com a Agência Escola de Expressão e Comunicação Comunitária da Rede Comunitária de Produção Audiovisual dos Pontos de Cultura, registro e edição dos saberes e fazeres da tradição das fiandeiras e tecedeiras da região, além de outras expressões da Cultura Popular como a Folia de Reis.



- Acho que seria interessante aumentar a quantidade de cotas para o cinema itinerante com oficinas de formação em tecnologia audiovisual, ou pelo menos diminuir o valor e aumentar a quantidade de cotas. Penso que é formação, promove o debate, faz emergir novos produtores de audiovisual.



João Balduino
Curta-Doc: "Com Quantas Gotas Fazemos um Tsunami"? 
https://youtu.be/AyTkDxbqjBE


Sobre o Pólo de Produção Audiovisual de Anápolis

Li o texto, tem algumas sugestões  que inclusive  já tínhamos comentado  em nossas reuniões  do CMC. Mas sim, podemos conversar e levantar  ideias. Inclusive  deixo em aberto  o convite  para reunião  do CMC conselho municipal. Vamos conversando ...

Djalma Rolim

Acho muito massa, acho que é por aí. Já produzimos bastante mas a a base pra nós tornamos verdadeiramente uma indústria seria a escola de cinema e audiovisual.



Daniel Duarte 


Ótimas propostas! Sobre os cursos, temos aprovado para o IFG Anápolis a proposta de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Jogos Digitais, em tempo integral, que seria um atrativo para muitos jovens e faria o diálogo com o setor do audiovisual e outros setores culturais na cidade. Só estamos dependendo de questões internas para a implementação do curso nos próximos anos.

Professora Elza Gabriela Godinho Miranda - IFG Anápolis

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital.

https://www.numiecosol.ufscar.br › 

Economia Solidária/exemplos

São exemplos de empreendimentos de economia solidária as cooperativas de reciclagem, grupos de agricultura familiar, empresas cooperativas de crédito, coletivos ecológicos e pequenos e médios produtores de alimentos orgânicos.

https://sebrae.com.br › sites › artigos

Conheça a economia solidária, que incentiva produção socialmente justa

MAIS RESULTADOS

Quais são os objetivos da economia solidária?


Quando falamos de Economia Solidária, o conceito é diferente. O objetivo é criar atividades económicas sustentáveis, geridas na base da cooperação entre os seus trabalhadores/as, numa perspetiva de desenvolvimento local e de construção de outras relações sociais, emancipadoras e equitativas.
São mais de 2 milhões de reais destinados ao audiovisual em Anápolis, dos quais 1 milhão e quinhentos e vinte e sete mil para a produção de filmes, curtas, médias e longas metragens. 
Uma primeira reunião com pessoas ligadas ao cinema na cidade elaborou-se um plano que desenhou a aplicação da referida verba, descrito em planilhas pela Diretora de Cultura Nabyla Carneiro, da Secretaria Municipal de Integração, para apresentação na Oitiva ONDE A ANTA BEBE ÁGUA? do último dia 29 de maio. 
Assim foi exposto:

DADOS DA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO APRESENTADA NA OITIVA LPG ANÁPOLIS GO

Cota para Produção Audiovisual
Totalizando R$ 1.527.000,00

Produção de filme de curta-metragem
6 cotas no valor unitário de R$ 127.000,00 (127 mil reais) 
Totalizando R$ 762.000,00 (762 mil reais)

Produção de filme de curta-metragem para diretores iniciantes
4 cotas no valor unitário de R$ 40.000,00 (40 mil reais) 
Totalizando R$ 160.000,00 (160 mil reais)

Produção de Web série  
2 cotas no valor unitário de R$ 80.000,00 (80 mil reais
Totalizando R$160.000,00 (160 mil reais) 

Produção de roteiro de longa metragem 
3 cotas no valor unitário de R$ 65.000,00 (65 mil reais) 
Totalizando R$195.000,00 (195 mil reais)
 
Produção de Piloto de série de TV 
cota no valor unitário de R$ 250.000,00 (250 mil reais)
Totalizando R$ 250.000,00 (250 mil reais)


Cota para Formação e Cineclubes
Totalizando R$ 259.191,00

cota no valor unitário de R$ 100.000,00 (100 mil reais) para Formação Público Alvo Profissional
Totalizando R$ 100.000,00 (100 mil reais)

cotas no valor unitário de R$ 50.000,00 (50 mil reais) para Formação Público Alvo Iniciante/Intermediário
Totalizando R$ 100.000,00 (100 mil reais)

cota no valor unitário de R$ 50.000,00 (50 mil reais) para Cineclube
Totalizando R$ 59.191,00 (59 mil e 191 reais)


Cota para sala de cinema e Adequação de espaço
Totalizando R$ 356.000,00

cota no valor unitário de R$ 160.000,00 (160 mil reais) para  Adequação sala de cinema 
Totalizando R$ 160.000,00 (160 mil reais)

cotas no valor unitário de R$ 14.000,00 (14 mil reais) para Pareceristas
Totalizando R$ 36.000,00 (36 mil reais)


cota no valor unitário de R$ 160.000,00 (160 mil reais) para Cinema itinerante  
Totalizando R$ 160.000,00 (160 mil reais)

O caráter emergencial da Lei Paulo Gustavo é um sinalizador para a prioridade do socorro ao trabalhador do mercado audiovisual penalizado em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. 
Nesse sentido, soa destoante o ítem que destina para a produção de roteiro de longa metragem, 3 cotas de 65 mil reais, totalizando 195 mil reais,  enquanto uma cota de produção de filme curta-metragem para diretores iniciantes tem o valor unitário de R$ 40.000,00 (40 mil reais). E aqui está outra questão que precisa ser considerada. Um filme curta metragem de diretor iniciante ou não, demanda os mesmos profissionais e custos de mercado, não tendo sentido que o orçamento destinado ao iniciante seja um terço do orçamento destinado a produção de um curta dito "normal" orçado em 123 mil reais.
Na realidade emergencial que a Lei Paulo Gustavo procura atender, questiona-se pagar 65 mil reais para um só produzir um roteiro que não terá garantia de ser filmado, somada a realidade atual em que chats de Inteligencia Artificial fornecem roteiros completos. 
Tais recursos serão fundamentais na realização concreta de produções audiovisuais com uma grande diversidade de postos de trabalho.
Denominar de web séries ou piloto de série de TV, formatos que terão os mesmos custos de toda e qualquer produção audiovisual, reforçam a proposição de que para a realidade de Anápolis, o mais prático  é dividir  a Cota Audiovisual de R$ 1.527.000,00 entre Curta-Metragens e Média-Metragens, abrindo uma cota para Jogos Eletrônicos.

Produção de filme de curta-metragem
7 cotas 2 para iniciantes, no valor unitário de R$ 130.000,00 
(130 mil reais) 
Totalizando R$ 910.000,00 (910 mil reais)

Produção de filme média-metragem
2 cotas no valor unitário de R$ 276.000,00 (276 mil reais) 
Totalizando R$ 552.000,00 (552 mil reais) 

Produção de Jogos Eletronicos
1 cota no valor unitário de R$ 65.000,00 (65 mil reais) 
Totalizando R$ 65.000,00 (65 mil reais) 

Segundo a Instrução Normativa da ANCINE de 2010, que regulamenta a elaboração, a apresentação e o acompanhamento de projetos de obras audiovisuais brasileiras de produção independente, pontua:

X. duração da obra: tempo de exibição ou veiculação de uma obra audiovisual não-seriada, podendo ser classificada em:
a) curta-metragem: aquela cuja duração é igual ou inferior a quinze minutos;
b) média-metragem: aquela cuja duração é superior a quinze minutos e igual ou inferior a setenta minutos;
c) longa-metragem: aquela cuja duração é superior a setenta minutos.

As duas cotas de Formação que totalizam 200 mil reais mais a de Cinema itinerante com 180 mil reais e mesmo a de cineclubes e salas de Cinema, podem dialogar na perspectiva da Economia Solidária e da Lei Cultura Viva dos Pontos de Cultura com o Inciso das outras linguagens artísticas como Teatro, Artes Plásticas, Literatura, Artesanato e Música.                

-É urgente  concretizar no Plano de Ação  a ser registrado no TransfereGov. pelo município, a proposta de trazer para junto do audiovisual o pessoal da música, do teatro e dos outros segmentos artísticos em geral, diz Sérgio Inocêncio da Yabura Filmes. Além de tornar eficaz o termo de Economia Solidária,  é uma via de mão dupla onde todos são beneficiados. Os artistas anapolinos podem trabalhar em sua função e contribuir de forma significativa na produção do audiovisual. Vai causar um impacto social e econômico no setor cultural em nossa cidade!

Também na perspectiva da Economia Solidária, a Artista Plástica Zeneide Lucena, da ACAA - Associação Cultural e Artística de Anápolis relembra a atuação da entidade na Vida Cultural do estado e da cidade.        

- Já produzimos duas edições do Festival de Cinema de Anápolis. E agora com a Lei Paulo Gustavo,  vamos aproveitar nossa experiência em formação  e utilizar nossa estrutura em oficinas e cursos de qualificação da mão de obra para a cadeia produtiva do audiovisual.       

A ACAA, que também administra o Ponto de Cultura Fios da Memória, vem produzindo em parceria com a Agência Escola de Expressão e Comunicação Comunitária da Rede Comunitária de Produção Audiovisual dos Pontos de Cultura, registro e edição dos saberes e fazeres da tradição das fiandeiras e tecedeiras da região, além de outras expressões da Cultura Popular como a Folia de Reis.


- Acho que seria interessante aumentar a quantidade de cotas para o cinema itinerante com oficinas de formação em tecnologia audiovisual, ou pelo menos diminuir o valor e aumentar a quantidade de cotas. Penso que é formação, promove o debate, faz emergir novos produtores de audiovisual.


Sobre o Pólo de Produção Audiovisual de Anápolis

Li o texto, tem algumas sugestões  que inclusive  já tínhamos comentado  em nossas reuniões  do CMC. Mas sim, podemos conversar e levantar  ideias. Inclusive  deixo em aberto  o convite  para reunião  do CMC conselho municipal. Vamos conversando ...

Djalma Rolim

Acho muito massa, acho que é por aí. Já produzimos bastante mas a a base pra nós tornamos verdadeiramente uma indústria seria a escola de cinema e audiovisual.

Daniel Duarte 

Ótimas propostas! Sobre os cursos, temos aprovado para o IFG Anápolis a proposta de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Jogos Digitais, em tempo integral, que seria um atrativo para muitos jovens e faria o diálogo com o setor do audiovisual e outros setores culturais na cidade. Só estamos dependendo de questões internas para a implementação do curso nos próximos anos.

Professora Elza Gabriela Godinho Miranda - IFG Anápolis

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital.

https://www.numiecosol.ufscar.br › 

Economia Solidária/exemplos

São exemplos de empreendimentos de economia solidária as cooperativas de reciclagem, grupos de agricultura familiar, empresas cooperativas de crédito, coletivos ecológicos e pequenos e médios produtores de alimentos orgânicos.

https://sebrae.com.br › sites › artigos

Conheça a economia solidária, que incentiva produção socialmente justa

MAIS RESULTADOS

Quais são os objetivos da economia solidária?

Quando falamos de Economia Solidária, o conceito é diferente. O objetivo é criar atividades económicas sustentáveis, geridas na base da cooperação entre os seus trabalhadores/as, numa perspetiva de desenvolvimento local e de construção de outras relações sociais, emancipadoras e equitativas.

Fala do vereador Professor Marcos - a Lei Paulo Gustavo é um instrumento de democratização do acesso a cultura e a produção cultural, em Anápolis temos centrado esforços para construir com a sociedade civil um processo sério e coletivo, que consiga abarcar e atender todas as modalidades, respeitando as singularidades e valorizando as potencialidades de cada linguagem.

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